ARTIGOS NÃO PUBLICADOS EDIÇÃO IMPRESSA REVISTA MEDICINA INTERNA
Tipo de Artigo : Imagens em Medicina
Autores:
Sandra Silva – AH Nefrologia
Rui Fonseca – IFE Patologia Clínica
Isabel Cachapuz – AH Patologia Clínica.
Maximino Costa – AHG Nefrologia.
Unidade de Nefrologia – Dpto Medicina. Serviço de Patologia Clínica.
Hospital Pedro Hispano – ULSM
BISALBUMINEMIA ADQUIRIDA E SÍNDROMA NEFRÓTICA /
ACQUIRED BISALBUMINEMIA AND NEPHROTIC SYNDROME
Resumo:
Os autores apresentam um caso de bisalbuminemia adquirida realçando o interesse de avaliar a electroforese de proteínas séricas.
Palavras chave:
Nefropatia membranosa, bisalbuminemia, electroforese sérica
Abstract:
The authors present a case of acquired bisalbuminemia highlighting the interest of evaluating the electrophoresis of serum proteins.
Keywords:
Membranous nephropathy, bisalbuminemia, serum electrophoresis
A bisalbuminemia adquirida é uma condição rara e descrita em contexto da síndrome nefrótica apenas excepcionalmente. Caracteriza-se pela presença de 2 frações distintas de albumina sérica que migram na electroforese de acordo com a relação carga iónica/peso molecular.
Apresentamos o caso de um homem de 54 anos com síndrome nefrótica secundária a Nefropatia membranosa idiopática em quem foram tentados 3 esquemas diferentes de imunossupressão: corticóide+ciclofosfamida; ciclosporina e rituximab, sem resposta clínica nem analítica. A eletroforese capilar (Capillarys 2®, da Sebia) demonstrou a presença de bisalbuminemia (figura 2).
Classicamente não se atribuem efeitos adversos à bisalbuminemia, mas sabe-se que determinadas variantes de albumina têm afinidade alterada a fármacos (nomeadamente aos corticoesteroides) pelo que os autores postulam que possa existir eventual relação entre a ausência de reposta clínica e a bisalbuminemia adquirida na síndrome nefrótica.
Figura 1
Figura 2
Data de Introdução : 21-07-2013
Bibliografia:
1- Sutirtha Chakraborty et al.Serum electrophoresis with a bifid albumin peak.Clin Kidney J 2012; 5 (6): 607
2- Hoang MP et al.Bisalbuminuria in an adult with bisalbuminemia and nephrotic syndrome.Clin Chim Acta 1999; 284:101-107