A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar recebidas em audiência conjunta pela secretária de estado da saúde
No dia 2 de Abril de 2019, a Senhora Secretária de Estado da Saúde, Drª Raquel Duarte, concedeu uma audiência conjunta, às Direções da APMGF e da SPMI.
Foi um momento histórico, talvez inédito, em que duas Sociedades Médicas fazem um pedido para serem recebida pelo Ministério da Saúde, não para reivindicar algo para os seus respetivos grupos profissionais, mas sim para proporem algumas soluções dos problemas identificados em 3 áreas distintas: gestão do Doente Agudo em Portugal, Integração de Cuidados do Doente Crónico e Rede de Cuidados Continuados / Lares Sociais.
Foram 90 minutos muito bem aproveitados, pois estavam a acompanhar a SES, os responsáveis dos Grupos de Trabalho em causa: Drª Adelina Pereira (Doente Agudo), Dr, Diogo Cruz (Cuidados Integrados do Doente Crónico) e Drª Ana Santos (RNCC/Lares Sociais).
A SPMI e a APMGF tiveram oportunidade de sugerirem diversas alterações, nos Hospitais e nos Cuidados de Saúde Primários, que poderiam ditar mudanças significativas, com ganhos na qualidade assistencial prestada. Julgamos ter sido ouvidos e as duas Sociedades mostraram-se disponíveis para toda a colaboração, pois consideram que não serão possíveis saltos qualitativos significativos em eficiência, sem o entendimento próximo entre as duas especialidades generalistas, que são as “traves mestras” do SNS, no Hospital e no Ambulatório!
No final da audiência, a SES lançou um repto á APMGF e á SPMI: Elaboração de um documento orientador na definição do “Doente Crónico Hospitalar”. Estou certo de que cumprir e vencer o desafio, tornando cada vez mais fortes os laços que unem as duas Sociedades, sempre com o objetivo de melhorar os cuidados prestados aos nossos doentes.
Porto, 8 de Abril de 2019
João Araújo Correia