6º Congresso Nacional da Urgência procura soluções

Já arrancou a 6ª edição do Congresso Nacional da Urgência. O Penafiel Park Hotel foi o local escolhido para receber, durante três dias, a iniciativa que pretende debater e encontrar soluções para os problemas que os Serviços de Urgência atravessam.

A pandemia colocou, por dois anos consecutivos, as Urgências de todo o país em sobrelotação, pondo ainda mais em evidência o papel preponderante da Medicina Interna nos Serviços. A Coordenadora do Núcleo de Emergência, responsável pelo Congresso, Maria da Luz Brazão, realçou esse papel: “O COVID veio mostrar-nos que somos importantes e fundamentais na Urgência e deu-nos ainda mais vontade para fazer com que a Urgência seja um lugar aprazível para todos, médicos e doentes. E penso que neste congresso vão haver muitos debates que nos vão ajudar a clarificar estas ideias”.

A sexta edição do Congresso Nacional da Urgência foi afetada pelas várias vagas de COVID em 2020, obrigando a comissão organizadora a adiar o colóquio para 2021. “As expectativas para este congresso são enormes. Nós fizemos este congresso com muito carinho numa altura muito difícil, foi preparado durante o tempo COVID e tivemos que o adiar durante um ano e depois foi preparado no Pós-COVID. Todos os nossos doentes COVID entraram pela Urgência e por isso a Medicina Interna sofreu esse impacto da COVID”, explicou a Secretária-Geral do Congresso, Zélia Lopes.

Apesar do SARS-CoV-2 ter tido impacto no Congresso não toma protagonismo nos conteúdos abordados, como mencionou a internista do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, “Tentámos que o programa seja vasto, rico e que dedique à COVID apenas o espaço que lhe cabe.”.

Os mais de 350 inscritos no congresso poderão assistir às várias temáticas do Congresso através dos quatro posters digitais e duas mesas de comunicações orais.

Sofia Pereira, internista em Viseu, explicou ter feito a viagem até Penafiel porque “a urgência é uma pedra basilar no nosso trabalho, é muito do nosso dia-a-dia e acho que aprendemos muito na interação com outras pessoas”.

Apesar de ainda estar a começar a sexta edição do Congresso Nacional da Urgência já conta com a sétima assegurada para o início do mês de setembro de 2022, no Funchal, no Arquipélago da Madeira.

(05/11/2021)