6.ª Reunião do NEPRV: “Hot Topics em risco vascular” promove debate científico e inovação

A 6.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular (NEPRV) reuniu especialistas e colegas interessados na área do risco cardiovascular, consolidando-se como um espaço de discussão e atualização científica. Sob o mote “Hot Topics em risco vascular”, o evento destacou-se pela apresentação de temas inovadores e pela elevada participação dos profissionais de saúde.

Vitória Cunha, coordenadora do NEPRV, fez um balanço muito positivo da reunião, salientando que o evento é essencial para trazer ao debate os temas mais relevantes e atuais:”A reunião do NEPRV é também intitulada, entre os organizadores e participantes, de ‘Hot Topics em risco vascular’ porque, efetivamente, é o lugar que reúne colegas interessados na vastíssima área do risco cardiovascular e onde especialistas de determinadas áreas são convidados a trazer duas temáticas que considerem ter sido as mais interessantes publicadas durante este ano.”

Entre os temas discutidos estiveram os habituais desafios do risco cardiovascular, como fibrilhação auricular, diabetes mellitus, cardiopatia isquémica, acidente vascular cerebral, dislipidémia, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e tromboembolismo venoso. Houve ainda espaço para uma abordagem inovadora: o impacto da Inteligência Artificial em Medicina, um verdadeiro hot topic fora da caixa.

“Os temas abordados foram os de sempre (…), mas tivemos sempre sala cheia e muita discussão no final de cada apresentação, com questões e comentários que nos relembram que a ciência tem sempre caminhos novos e ainda há muitos colegas interessados em percorrê-los”, afirmou Vitória Cunha.

A coordenadora destacou também a importância do pré-curso dedicado à obesidade, que, pelo segundo ano consecutivo, registou uma elevada adesão, confirmando o interesse crescente por esta temática. Durante o evento, foi ainda distribuído o recém-publicado YearBook de Risco Vascular, com contribuições de vários especialistas, que em breve estará disponível em versão digital no microsite do núcleo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

A apresentação de posters científicos foi outro ponto alto da reunião, proporcionando aos internos e especialistas uma oportunidade de partilha do seu trabalho. Vitória Cunha sublinhou a qualidade das quatro sessões realizadas e revelou que os três posters vencedores terão publicação no próximo YearBook, além do primeiro vencedor receber um prémio monetário.

Com um formato consolidado e inovador, a 6.ª Reunião do NEPRV voltou a cumprir o seu objetivo de fomentar a formação contínua, o debate científico e a colaboração interdisciplinar, fundamentais para o avanço da prática clínica. “Com este formato, o NEPRV pretende continuar a estimular a formação, a discussão e a reunião de colegas das várias áreas do risco, que tantas vezes se cruzam”, concluiu a coordenadora.

(12/12/2024)