6.ª Reunião do NEGERMI promove partilha de conhecimentos e colaborações entre profissionais de saúde

A 6.ª Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro no Hotel Eurostars Oasis Plaza, na Figueira da Foz. Com aproximadamente 170 participantes, o evento reuniu profissionais de diversas áreas e palestrantes nacionais e internacionais que abordaram diversos temas na área da Geriatria.

“Houve um bom feedback dos participantes, tanto pelo programa e palestrantes de referência, como por constatarem o grande nível de participação”, referiu Sofia Duque, coordenadora do Núcleo. “Os objetivos não só foram atingidos como ultrapassados”.

O evento contou com a presença de representantes da SPMI, da Ordem dos Médicos e do Colégio de Geriatria. Foram abordados temas como a incontinência urinária, a obstipação e fraturas de fragilidade. Foi, ainda, possível, a atualização de conhecimentos sobre vacinação, anticoagulação, doenças cardiovasculares e COVID-19 em idosos. Foram revistos e debatidos temas relacionados com a nutrição geriátrica, em específico no doente com demência, quando está subjacente a anorexia, e a sarcopénia.

Houve, também, tempo para um debate sobre o dilema da abordagem clínica do doente idoso com incapacidade para tomar decisões.

O encontro proporcionou um ambiente propício para estabelecer parcerias a nível individual entre participantes, e a nível institucional entre diferentes grupos de estudos e diferentes sociedades científicas, com intuito de levar, de acordo com a NEGERMI-SPMI, à evolução dos cuidados geriátricos em Portugal.

“Sendo esta uma área subdesenvolvida no nosso país, acreditamos que para muitos participantes foi a primeira vez que contactaram com alguns dos temas e em especial numa ótica peculiar da Geriatria, em que se privilegia a qualidade de vida e dignidade das pessoas mais velhas”, concluiu.

(05/12/2023)