5.ª edição da Festa da Saúde com participação maciça
A cidade de Viana do Castelo sediou a 5.ª edição da Festa da Saúde, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), em parceria com o Serviço de Medicina da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e a Câmara Municipal. O evento ocorreu de 30 de junho a 2 de julho, nos Jardins Público e da Marina, e teve como objetivo principal promover a saúde, aumentar a literacia em saúde e incentivar estilos de vida saudáveis.
“Estamos extremamente satisfeitos com a 5.ª edição da Festa da Saúde. O evento superou todas as nossas expectativas em termos de participação, envolvimento da população e qualidade das atividades oferecidas. Foi um sucesso em todos os aspetos”, referiu Diana Guerra, responsável pela organização.
Nesta iniciativa foram oferecidas várias atividades gratuitas para toda a família. Os visitantes tiveram a oportunidade de participar em ações de sensibilização e realizar rastreios nas várias tendas montadas pelos núcleos da SPMI. Diana Guerra explicou que este evento desempenha um papel crucial na promoção da saúde e no aumento da literacia em saúde na comunidade, sendo de extrema importância, pois oferece um espaço privilegiado para o acesso a informações sobre saúde, contacto direto com profissionais da área e uma ampla gama de atividades que promovem o bem-estar e estilos de vida saudáveis. “É uma oportunidade valiosa para conscientizar as pessoas sobre a prevenção de doenças e promover uma cultura de cuidados com a saúde”, acrescentou.
“A adesão por parte da população foi incrível. Tivemos uma participação maciça de pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças a idosos. O número de visitantes superou todas as edições anteriores, o que demonstra o interesse e a valorização que a comunidade atribui a essa iniciativa. Os postos de atendimento dos 15 núcleos, a que se juntou o Banco de Sangue da ULSAM e o Hospital Particular de Viana do Castelo, contaram com mais de 2.900 visitas. Ficamos emocionados com o envolvimento e entusiasmo demonstrado por todos”, disse a responsável da iniciativa.
Ao longo do evento, foram distribuídos mais de 1.500 passaportes da Festa, que permitiam aos participantes visitar as tendas e receber carimbos dos vários núcleos da SPMI. As crianças tiveram oportunidade de visitar o Hospital dos Pequeninos, experimentar uma aula de CrossFit Kids e brincar livremente no PlayDay Família.
A 5.ª edição da Festa da Saúde foi considerada um grande sucesso, superando as expectativas. A participação da população foi expressiva em todas as atividades e a iniciativa desempenhou um papel importante na promoção da saúde, prevenção de doenças e adoção de estilos de vida saudáveis. A presença de renomados profissionais da área médica, artistas e a parceria com a Câmara Municipal e o Serviço de Medicina da Unidade Local de Saúde do Alto Minho contribuíram para o êxito do evento.
(12/07/2023)