4as Jornadas do NEMO excedem expectativas e destacam patologias graves em grávidas

As 4as Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que decorreram recentemente, superaram as expectativas, tanto em termos de participação como na qualidade das discussões e preleções apresentadas. Com 77 participantes, o evento registou uma adesão significativa, refletindo o interesse crescente dos profissionais de saúde pelos temas abordados.

Segundo Inês Palma dos Reis, coordenadora do Núcleo, o balanço foi extremamente positivo. O feedback dos participantes foi igualmente entusiástico: “Referiram que os temas foram úteis e as apresentações dinâmicas.”

Nesta edição, as Jornadas assumiram um formato mais condensado, sendo realizadas num único dia, o que, de acordo com a coordenadora, aumentou a intensidade do programa. “Estas Jornadas foram muito intensas e dedicadas a temas de importância crescente e a algumas patologias menos frequentes, mas potencialmente graves”, explicou.

Entre os temas que marcaram a edição deste ano, destacaram-se os problemas respiratórios e as vacinas recomendadas a grávidas, bem como doenças gastrenterológicas, hepáticas e hematológicas, com especial atenção para as trombofilias. O peso da obesidade durante a gravidez e os tratamentos de fertilidade em mulheres com doenças crónicas foram outros dos tópicos que suscitaram grande interesse.

Com um programa diversificado e focado em áreas cruciais da saúde materna, as 4as Jornadas do NEMO reafirmaram a importância do debate e da formação contínua para melhorar os cuidados prestados às grávidas com patologias complexas.

(13/09/2024)