4.ª Reunião do NEDResp: discussão das doenças respiratórias no seio da Medicina Interna
A 4.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias (NEDResp) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) irá realizar-se entre os dias 20 e 22 outubro, no Hotel MH Atlântico, em Peniche. “O NEDResp, um núcleo criado já há 6 anos por internistas com gosto particular em doenças respiratórias, tem como objetivo promover a formação e a discussão/reflexão da patologia respiratória no seio da Medicina Interna (MI)”, afirmou José Maia, um dos organizadores da reunião. Em concordância, Rui Barros, também organizador da reunião, afirmou que esta se destina a todos os clínicos que exercem Medicina de urgência, independentemente da especialidade e grau de diferenciação.
“Urgências Respiratórias” é o tema central da Reunião, refletindo a importância da abordagem aguda das doenças respiratórias na prática clínica. “Uma vez que nas edições prévias focámos mais no doente não agudo, estava na altura de promovermos a discussão sobre a apresentação aguda da doença que é uma realidade da atividade assistencial da MI”, justificou José Maia, acrescentando que “a Medicina Interna desempenha um papel crucial na gestão dessas urgências em muitos serviços de urgência em todo o país”.
Para o primeiro dia da reunião estão programados cursos pré-congresso que abordam temas essenciais para a prática médica na área respiratória. “O curso de função respiratória pretende promover o conhecimento dos diferentes métodos de avaliação funcional respiratória e suas indicações”, destacou o organizador. Além disso, o curso de envolvimento pulmonar nas doenças do tecido conjuntivo aborda a marcha diagnóstica e estratificação de gravidade dessas entidades, incorporando o papel da imagiologia no diagnóstico e prognóstico. Há também um curso sobre o tratamento não invasivo da insuficiência respiratória, que permite a discussão das várias formas de suporte de função não invasivo, bem como dispositivos inalatórios.
O segundo dia começará com uma sessão plenária sobre Insuficiência Respiratória, abordando definições, critérios de diagnóstico e classificação de gravidade. Em seguida, haverá debates interdisciplinares sobre terapias invasivas em emergências respiratórias. Durante a tarde, as discussões centram-se no suporte de função não invasivo, dispositivos inalatórios e estratégias de abordagem em exacerbações agudas de asma, DPOC e doença pleural aguda, baseadas nas evidências mais recentes.
No último dia é realizado o “Curso Básico de Ecografia Pulmonar (CBECOP)”, que é dirigido a todos os profissionais de saúde que lidam com patologia aguda, respiratória e não respiratória. A ecografia desempenha um papel significativo na abordagem inicial de pacientes com patologias respiratórias agudas, ajudando na identificação de padrões e no estreitamento do diagnóstico diferencial.
Além disso, Rui Barros destacou a sessão plenária onde Alfredo Martins, fundador e anterior coordenador do Núcleo, irá atualizar conceitos relativos à definição e classificação da insuficiência respiratória e rever a sua importância aplicada à prática clínica.
Os principais objetivos do IV Encontro do NEDResp incluem promover a discussão dentro da Medicina Interna sobre doenças respiratórias, especialmente em relação às Urgências Respiratórias. “A identificação precoce da exacerbação bem como a estratificação de gravidade e o tratamento atempado são fundamentais para a sua resolução”, enfatizou José Maia.
“Temos por objetivo acompanhar o sucesso das reuniões de anos anteriores, com um número crescente de participantes e estimular a participação ativa dos internistas nas iniciativas do núcleo. Pretendemos continuar a divulgar o trabalho desenvolvido na área das doenças respiratórias, fomentar a partilha de conhecimento e experiência, estimular a formação e potenciar o desenvolvimento de novas iniciativas de investigação na área das doenças respiratórias”, concluiu Rui Barros.
José Maia deixou um apelo entusiasmado aos potenciais participantes, convidando-os a reservar as datas de 20 a 22 de outubro para se juntarem à 4.ª Reunião do NEDResp. Além da diversidade de cursos, a relevância dos temas atuais e a qualidade dos palestrantes como razões para não perder este evento, há a oportunidade de apresentar trabalhos no campo da patologia respiratória, com um prémio emocionante para o melhor trabalho, que inclui uma inscrição no Congresso Europeu de Doenças Respiratórias de 2024.
Faça Aqui a sua inscrição
(28/09/2023)