3.º Encontro do NEForMI da SPMI debate a Medicina Interna no mundo digital

No próximo dia 22 de novembro de 2024, em Fátima, realiza-se o 3.º Encontro do Núcleo de Formação da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEForMI), com o tema “A Medicina Interna no mundo digital”. A coordenadora do NEForMI, Susana Neves Marques, sublinha a importância da escolha do tema, referindo que “este é um dos temas do momento e não poderíamos deixar passar a oportunidade de nos enriquecermos neste conteúdo, de forma a munir os internistas de melhores conhecimentos na área”. Para a médica, “vivemos atualmente num mundo digital e temos de acompanhar o progresso e usá-lo em prol dos nossos doentes”.

O encontro, que decorrerá na véspera da Reunião de Diretores de Serviço e Orientadores de Formação da SPMI e do Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos, vai centrar-se em dois grandes temas: a Tecnologia Digital, a Inteligência Artificial e a Simulação, enquanto ferramentas na formação dos internistas. “Pensámos que seriam excelentes temas, atuais, interessantes, apelativos, que já estão a mudar a forma como se aprende e trabalha em Medicina, e particularmente em Medicina Interna”, explica Susana Neves Marques.

Este evento, promovido pelo NEForMI, será mais um momento de partilha de conhecimentos e de inovação na formação dos especialistas. “O NEForMI é o Núcleo de Formação da SPMI e tem tido, desde a sua criação, a preocupação de promover a formação dos internos e especialistas de Medicina Interna”, afirma a coordenadora, realçando o papel central do encontro na atualização profissional dos internistas.

A revolução digital está já a impactar a prática clínica, seja através de ferramentas simples, como calculadoras de scores clínicos, ou com o uso cada vez mais presente de assistentes virtuais e simulação clínica. “Diariamente, na nossa atividade clínica, no contacto com o doente, na formação em diversas áreas, o digital surge de forma transversal”, destaca Susana Neves Marques, sublinhando a importância de os internistas se adaptarem a estas novas realidades.

No final do encontro, a expectativa é que os participantes saiam com novos conhecimentos e ferramentas que possam aplicar na sua prática clínica e na sua formação contínua. “Esperamos que retirem noções e informações que possam ser úteis para a sua prática clínica e para a sua formação”, afirma a médica, que deixa também um apelo aos internistas para se juntarem ao NEForMI e à SPMI no evento. “Que se juntem a nós, nesta tarde, para que juntos possamos tornar a Medicina Interna mais forte”.

O encontro em Fátima promete ser um espaço de debate e reflexão sobre as transformações que o digital está a trazer para a Medicina Interna, com palestrantes experientes e uma audiência composta por especialistas e internos, tornando-o numa oportunidade única de aprendizagem e partilha de experiências.

Faça Aqui a sua inscrição

(15/10/2024)