3.ª edição da EFORMI: uma Escola de Formadores com foco em inovação e práticas atuais na Medicina Interna

3.ª edição da EFORMI: uma Escola de Formadores com foco em inovação e práticas atuais na Medicina Interna

A 3.ª edição da Escola de Formação em Medicina Interna (EFORMI), promovida pelo Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), promete ser um marco na capacitação de internistas e orientadores de internos. Susana Marques, coordenadora do NEForMI, sublinha que o evento não é apenas um curso, mas sim uma verdadeira “Escola de Formadores”.

“A EFORMI pretende ser muito mais que um curso, pretende ser uma Escola de Formadores, com partilha de experiências com e entre internistas orientadores de internos, com formadores motivados e com conhecimentos sobre cada tema”, destaca Susana Marques, reforçando o compromisso de elevar a qualidade do ensino e da prática na especialidade.

Com uma forte componente de formação prática, a edição deste ano irá abordar temas de grande relevância e atualidade na Medicina Interna. “Dedicaremos esta Escola a temas importantes e atuais na Medicina Interna. Traremos ferramentas, key notes, quizzes, workshops e encontros com o especialista”, explica a coordenadora. Entre os tópicos em destaque estão a inteligência artificial, a identidade de género, estratégias de formação pela positiva, avanços na antibioterapia, telemedicina, liderança e humanização de cuidados. O programa culminará com um exercício de ensino com simulação, evidenciando o foco em metodologias interativas e práticas.

A constante evolução da Medicina Interna será também explorada com temas inovadores e emergentes. “Falamos de inteligência artificial, simulação e até do conceito de hospital sem médicos”, revela Susana Marques, mostrando que a EFORMI se mantém alinhada com as novas tendências e desafios da área.

Para além do conteúdo técnico e formativo, a EFORMI promove um ambiente único de networking entre especialistas, essencial para a troca de experiências e boas práticas clínicas. “O espaço da Escola e o modelo escolhido permitem a interação entre todos, sobretudo nos workshops, onde irão trocar ideias e experiências para construir bases de reflexão sobre a Medicina Interna a divulgar junto da Direção da SPMI e do Colégio de Medicina Interna da OM”, acrescenta Susana Marques.

O NEForMI e a SPMI têm investido em novas abordagens pedagógicas, que serão visíveis nesta edição da EFORMI. Segundo a coordenadora, os participantes podem esperar workshops dinâmicos, role-plays, ensino com simulação e outras ferramentas inovadoras para capacitar os internistas. “Tentamos sempre aproximar os formadores e os formandos, promover a discussão, a reflexão, capacitar os internistas”, conclui Susana Marques, deixando antever uma experiência formativa enriquecedora e transformadora.

Faça Aqui a sua inscrição.

(18/02/2025)