28.º Congresso Nacional de Medicina Interna: a importância da especialidade
A sessão de abertura do 28.º Congresso Nacional de Medicina Interna, a decorrer entre os dias 2 e 5 de outubro, em Vilamoura, contou com uma panóplia de palestrantes, que tiveram oportunidade de explicar a importância da especialidade de Medicina Interna, bem como as expectativas para estes dias.
A presidente desta edição, Amélia Pereira, aproveitou a ocasião para referir a honra que foi organizar este evento. “As dificuldades foram sempre superadas através da entrega e alegria em organizar este Congresso. Queremos transmitir qual o papel do internista no seguimento do doente ao longo da vida.” Amélia Pereira destacou, ainda, que durante os próximos dias serão debatidos múltiplos temas: atuais, específicos e controversos.
Na mesma linha, a diretora clínica do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Lilian Campos, falou da sustentabilidade do SNS, afirmando que este Congresso é uma boa oportunidade para serem debatidas as soluções para o SNS. “A Medicina Interna é um pilar para todos os hospitais. Da Nascente à Foz é um mote muito importante, que representa o papel do internista”.
Por seu lado, a presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Lèlita Santos, referiu que ao longo da pandemia os internistas souberam responder aos desafios mais difíceis, destacando que a Medicina Interna contribuiu muito para ultrapassar os momentos mais complicados e obscuros, tendo demonstrado ser uma especialidade essencial.
“Os internistas contribuíram para o prestígio da especialidade”, finalizou.
Na opinião do presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos, Pedro Cunha, este “é um dia de celebração para nós, internistas, que conseguimos encontrar forma de recolher experiências e trocar conhecimento. Aqui, celebramos conhecimento e formação técnica. Para haver uma boa formação, têm de existir formadores e estruturas adequadas”.
O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, deixou ainda uma mensagem em vídeo, mostrando-se totalmente disponível para estar ao lado da Medicina Interna.
O vereador da Câmara Municipal de Loulé, David Pimentel, também marcou presença na sessão de abertura do 28.º Congresso Nacional de Medicina Interna.
O Professor Manuel Sobrinho Simões e o Professor Júlio Machado Vaz encerraram o 1º dia do congresso com a Conferência A Medicina do Futuro.
(02/10/2022)