[vc_row][vc_column][vc_column_text]
O 19º Congresso Nacional de Medicina Interna realizou-se de 22 a 25 de Maio, no Tivoli Marina Vilamoura.
[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_single_image image=”1844″ img_size=”full”][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]PROGRAMA DISPONÍVEL AQUI
LIVRO DE RESUMOS AQUI
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]MENSAGEM DO PRESIDENTE:
Caros colegas,
Eis-nos chegados ao 19º Congresso Nacional de Medicina Interna, a mais importante reunião da nossa especialidade em Portugal. Um fórum onde, para além dos aspetos científicos, também se espera que o convívio possa fortalecer o espírito de grupo e os ideais da Medicina Interna.
Na senda dos congressos anteriores, a adesão foi expressiva, como prova o elevado número de inscrições e o record de resumos enviados, traduzindo, cremos nós, o prestígio que este congresso, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e a Medicina Interna Portuguesa em geral têm vindo a adquirir ao longo dos anos.
É para a comissão organizadora uma honra poder contar no programa científico com intervenientes de tão elevada craveira profissional e qualidade científica, o que, aliado ao alto nível das comunicações livres selecionadas, é garantia de sucesso deste congresso.
O programa científico, refletindo contributos dos núcleos de estudo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e abordando temas candentes do presente e do futuro, contribuirá, como desejamos, para o enriquecimento dos congressistas.
Esperamos que em ambiente de profícuo trabalho e salutar convívio, possamos contribuir para uma Medicina Interna cada vez mais forte, competente e reconhecida.
Cordiais saudações
Manuel Teixeira Veríssimo
Presidente do Congresso[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tta_tabs color=”blue” active_section=”1″][vc_tta_section title=”Patrocinadores” tab_id=”patrocinadores-19cnmi”][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Comissão Organizadora” tab_id=”Comissão-Organizadora”][vc_column_text]
Adélia Simão
Armando Carvalho
Arsénio Santos
Benilde Barbosa
Deolinda Portelinha
Francisco Parente dos Santos
Isabel Fonseca
Jorge Crespo
Jorge Leitão
José Bernardes Correia
José Pereira de Moura
Lelita Santos
Manuel Teixeira Veríssimo
Pedro Ribeiro
Sara Leitão
Comissão Cientifica
Abílio Reis
Alberto Mello e Silva
Álvaro Coelho
Ana Figueiredo
Brás Nogueira
Carlos Ferreira
Carlos Vasconcelos
Cristina Teixeira Pinto
Ducla Soares
Filipe Basto
Helena Sarmento
João Araújo Correia
João Gorjão Clara
João Sá
João Sequeira
Jorge Fortuna
José Alves
José Barata
José Malhado
José Presa
Luís Brito Avô
Luís Campos
Luís Duarte Costa
M. Teresa Cardoso
Maria da Luz Brazão
Narciso Oliveira
Nascimento Costa
Nuno Bernardino Vieira
Paula Alcântara
Paulo Bettencourt
Rosas Vieira
Rui San-Bento
Rui Santos
Rui Victorino
Sousa Guerreiro
Susana Neves Marques
Comissão de Honra
Ministro da Saúde: Dr. Paulo Macedo
Diretor Geral da Saúde: Dr. Francisco George
Bastonário da Ordem dos Médicos: Prof. Doutor José Manuel Silva
Prof. Doutor Armando Porto
Dr. Ávila Costa
Dr. Barros Veloso
Dr. Caldeira Ferreira
Dr. Carlos Dias
Prof. Doutor Cerqueira Magro
Dr. Drummond Borges
Dr. Faustino Ferreira
Prof. Doutor Fernando Santos
Prof. Doutor Levi Guerra
Dr. Luís Dutschmann
Dr. Martins Batista
Dr.ª Olga Gonçalves
Dr. Pastor Santos Silva
Dr. Rodrigues Dias
[/vc_column_text][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Cursos” tab_id=”Cursos-pre”][vc_column_text]06 de Maio de 2013 – Data limite para inscrição nos cursos pré-congresso
Pagamento necessário até ao limite de 15 dias após comunicação dos seleccionados.
Importante: Número de inscrições limitadas.
Quadros Clínicos em Simulação Biomédica
Local : Hospitais da Universidade de Coimbra
1 dia | 21 de Maio de 2013
100 euros
Fármacos nas Doenças Autoimunes
2 dias | 21 e 22 de Maio de 2013
100 euros
Curso Básico de Cuidados Paliativos
2 dias | 21 e 22 de Maio de 2013
100 euros
Suporte Avançado de Vida
2 dias | 21 e 22 de Maio de 2013
400 euros
FADE – Fast Assessment Diagnostic Echographyst
2 dias | 21 e 22 de Maio de 2013
100 euros
Bioestatística Descodificada
1 dia | 21 de Maio de 2013
100 euros
Ensaios clínicos
1 dia | 22 de Maio de 2013
100 euros
Ventilação Não Invasiva
1 dia | 22 de Maio de 2013
100 euros
Insuficiência Cardíaca
1 dia | 22 de Maio de 2013
100 euros
Acidente Vascular Cerebral
1 dia | 22 de Maio de 2013
100 euros
Medical Writing
1 dia | 22 de Maio de 2013
100 euros[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Informações” tab_id=”outras-informacoes”][vc_column_text]DATAS IMPORTANTES:
03 de Março de 2013 – Data limite para submissão de Resumos
09 de Abril de 2013 – Data limite para envio de resposta aos autores sobre a aceitação ou recusa de Resumos
15 de Abril de 2013 – Alteração do valor de inscrição no congresso
06 de Maio de 2013 – Data limite para inscrição nos cursos pré-congresso (número de participantes limitado).
Pagamento necessário até ao limite de 15 dias após comunicação dos seleccionados.
10 de Maio de 2013 – Data limite para inscrições no congresso.
Após esta data serão aceites inscrições no próprio dia do congresso.
21 a 22 de Maio de 2013 – Cursos Pré-Congresso
22 a 25 de Maio de 2013 – 19º Congresso Nacional de Medicina Interna
Normas de submissão
1 – A data limite para o envio dos resumos é 07 de Março de 2013 até às 15h00 .
2 – A submissão faz-se unicamente por via electrónica (Internet), através do site da SPMI.
3 – Serão admitidos trabalhos sob 4 formas de apresentação: Comunicações Orais, Casos Clinicos, Posters e Imagens em Medicina.
4 – Todos os resumos apresentados serão submetidos a apreciação anónima por revisores científicos (referees), pelo que não poderão conter no seu texto referências que permitam identificar nem os autores, nem o serviço/hospital de origem.
5 – Os resumos só poderão apresentar material original, não publicado ou apresentado previamente à realização do Congresso.
6 – Os resumos deverão ser informativos, concisos, contendo objectivos, métodos, resultado e conclusões.
7 – Todas as abreviaturas deverão ser definidas quando apresentadas pela primeira vez.
8 – Em local próprio deverá ser identificado o autor que fará a apresentação da comunicação oral.
9 – Toda a comunicação com os autores se fará por via electrónica (e-mail), pelo que o endereço de e-mail do autor responsável pela apresentação deverá ser comunicado obrigatoriamente (qualquer incorrecção na ortografia do mesmo será da responsabilidade dos autores).
10 – O autor que fará a apresentação deverá estar inscrito no Evento a que se refere o trabalho.
11 – A apresentação sob a forma de Comunicação Oral e Caso Clinico não poderá ultrapassar os 8 minutos.
12 – O Poster deverá ter como dimensões 120cm por 90cm. No momento da visita ao poster deverá estar presente um dos autores para responder a perguntas/comentários do júri não havendo lugar a apresentação oral do poster.
13 – As Imagens em Medicina serão constituídas por mini-poster com dimensões de 90 cm (horizontal) por 60 cm (vertical) constituído por uma única caixa de imagem (pode conter entre uma e quatro imagens em composição, distribuidas em 1 ou 2 ficheiros de imagem) e uma legenda única com o máximo de 500 caracteres. As regras de apresentação são iguais às do poster.
14- No momento da submissão electrónica dos resumos deverão ser obrigatoriamente preenchidos todos os campos previstos, nomeadamente:
TÍTULO: deverá estar em maiúsculas.
NOME DOS AUTORES: o nome do que fará a apresentação deverá estar indicado em primeiro lugar – não indicar títulos ou cargos – os autores devem estar separados pelo caracter , (virgula)
INSTITUIÇÃO: hospital e serviço – único lugar onde poderá figurar esta informação.
E-MAIL: garantir que seja um contacto que efectivamente funcione.
ENDEREÇO POSTAL
PAÍS
TELEFONE/TELEMÓVEL
MODO DE APRESENTAÇÃO – PREFERIDO: oral, caso clinico, poster ou imagens em Medicina.
TEMAS: identificar, de entre os indicados pela Comissão Científica, qual o tema em que pretende incluir a apresentação.
TEXTO: limitado a 2000 caracteres para a comunicação oral e poster. As imagens em Medicina devem conter a imagem proposta e legenda limitada a 500 caracteres.
15 – A Comissão Científica reserva-se o direito de selecção e da forma de apresentação.
16 – O primeiro autor será informado, via e-mail, até <%=data_limite_email_informacao_autor%>, da aceitação ou recusa do trabalho apresentado, bem como da forma, dia, hora, local e moderadores da apresentação, em caso de aceitação.
17 – Para a apresentação de Comunicações Livres só será prevista a apresentação através de equipamento informático – projecção em “datashow”.
Normas de apresentação
COMUNICAÇÃO ORAL
A comunicação será apresentada em formato PowerPoint, não podendo a apresentação exceder os 8 minutos.
CASOS CLÍNICOS
A comunicação será apresentada em formato PowerPoint, não podendo a apresentação exceder os 8 minutos.
POSTER
A exposição do poster será na sala Neptuno.
O Poster deverá ter como dimensões máximas 120 cm de altura por 90 cm de largura.
Poster (parte da manhã)
Deverão ser colocados entre as 08 e 09h do próprio dia e retirados às 13h.
Entre as 10h30 e as 11h deverá estar presente um dos autores para responder a perguntas/comentários do júri não havendo lugar a apresentação oral do poster.
Poster (parte da tarde)
Deverão ser colocados entre 13 e 14h do próprio dia e retirados a partir das 18h.
Entre as 16h00 e 16h30 deverá estar presente um dos autores para responder a perguntas/comentários do júri não havendo lugar a apresentação oral do poster.
Sugerimos que, caso entenda e para qualquer informação complementar, deixe o seu contacto afixado no placard do poster.
IMAGENS EM MEDICINA
O resumo será apresentado num bloco de imagens que será passado continuamente em LCD.
O resumo deverá ser enviado em formato JPEG com o máximo de 1MB por imagem (num máximo de 6 imagens por resumo) para o e-mail secretariado@spmi.pt até ao dia 19 de Maio às 24h.
[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][/vc_column][/vc_row]