2.º Encontro Anual do NEForMI discute o futuro da Medicina Interna e o seu papel nas estruturas de saúde
O 2.º Encontro Anual do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI), realizado no dia 10 de novembro em Peniche, reuniu 46 participantes. Sob o tema “Medicina Interna e … Unidades de Saúde Local (ULS) e Centros de Responsabilidade Integrada (CRIs)”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), o encontro foi projetado para discutir tópicos contemporâneos de interesse para os internistas. A coordenadora do NEForMI, Susana Neves Marques, expressou satisfação com o sucesso do evento e agradeceu a presença de todos os participantes.
O evento contribuiu significativamente para o debate sobre o futuro da Medicina Interna e o seu papel nas estruturas de saúde em evolução no país. Nisto, a coordenadora considerou, especialmente, a interação entre a tutela e os profissionais no campo da Medicina Interna de extrema importância, com “apresentações de excelência e uma discussão muito participada”.
A abordagem à universalização das Unidades Locais de Saúde (ULS) e autonomia de gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) neste encontro viu-se completa na presença e intervenção de Ricardo Mestre, Secretário de Estado da Saúde, que destacou a importância destes novos instrumentos de gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para acelerar o registo eletrónico de saúde. Salientou, ainda, o valor do trabalho em equipa e da introdução de incentivos ao desempenho, para a criação de resultados e de valor.
De um modo geral, Susana Neves Marques refere que “os objetivos do encontro foram plenamente atingidos: com a apresentação do Sr. Secretário de Estado, com a visão da tutela sobre os CRI e as ULS e a partilha de experiência de quem já trabalha numa ULS; com a discussão gerada nas mesas e entre os participantes”. Acredita, ainda, que “o feedback dos participantes foi muito positivo”.
(16/11/2023)