Mensagem da Direção
Caros colegas,
Nesta Newsletter destacamos a nossa atividade durante o mês de novembro.
Realizaram-se as reuniões anuais de 2 núcleos de Estudos, o 18ª Congresso do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral (NEDVC), que teve cerca de 570 inscrições e intervenções de grande nível científico com um balanço final altamente positivo e a 2ª Reunião do Núcleo de Estudos de Geriatria, que se realizou em Aveiro, este ano destacando-se o tema da prevenção em Geriatria e que também decorreu com alta afluência e participação ativa dos seus intervenientes.
Decorreram vários cursos de formação: Cuidados Paliativos, Introdução à Geriatria, Tratamento da Diabetes no Hospital, Ventilação não invasiva e de Orientadores de Formação em Medicina Interna.
O Dia Mundial da diabetes, assinalado em 14 de novembro, teve o envolvimento dos internistas por todo o país como é habitual, ou não fosse esta uma doença crónica e multissistémica, cuja prevenção e tratamento precoce são uma preocupação. Recorde-se que, nos Serviços de Medicina Interna, mais de 30% dos doentes internados são diabéticos.
Também durante este mês, foi apresentado publicamente, o projeto SNS +Proximidade, que engloba a promoção da integração de cuidados e coloca o cidadão no centro do sistema de saúde. Trata-se de um modelo de resposta ao doente crónico onde a medicina interna assume um papel fulcral, ao nível da ligação com os médicos de família e na coordenação dos cuidados hospitalares. A colaboração entre as especialidades de Medicina Geral e Familiar e de Medicina Interna é desejável em várias vertentes e tem aqui um bom exemplo
O início do ano de 2018 aproxima-se, será o momento de darmos as boas-vindas aos nossos jovens internos. O compromisso é de que esta especialidade que escolheram continuará a manter um caminho ativo e seguro na sua afirmação como especialidade global e agregadora de conhecimentos, numa vertente humanista. As cerimónias de boas-vindas terão lugar em Lisboa e em Braga, respetivamente, nos 1º e 2º fins-de-semana de janeiro.
Este final de ano e o início do próximo também nos vão trazer as urgências mais cheias e as enfermarias sobrelotadas, mais trabalho com os mesmos recursos. O internista é versátil e sabe organizar-se e ser eficiente a bem dos seus doentes.
No mês de dezembro, dia 16, é o dia do aniversário da SPMI, 66 anos! Neste caso, a idade significa, além de maturidade e experiência, que esta é uma especialidade cujo papel holístico e nuclear está consolidado e reconhecido. A Medicina Interna ocupa, sem dúvida, um lugar dinamizador e integrador no sistema de saúde.
Lèlita Santos
Vice-Presidente da SPMI