Mensagem da Direção

Caros colegas

Esta Newsletter, que vai passar a sair mensalmente, vem preencher uma lacuna na comunicação institucional da SPMI, melhorando a divulgação da sua atividade e a dos internistas em geral. Esta divulgação tem sido mas dinâmica e atempada através do site e do facebook da SPMI. Entretanto, a publicação do Live de Medicina Interna, uma parceria com a Just News, tem dado conta dos nossos eventos de forma eficaz. Também a presença da Medicina Interna nos media tem sido frequente e com bom nível.

Tem sido fervilhante este último quadrimestre do ano. Começamos com o 16º Congresso Europeu de Medicina Interna, no início de Setembro, que contou com uma forte presença portuguesa, e o anúncio da realização em Lisboa deste congresso em 2019. Depois, neste período, realizaram-se ou vão realizar-se seis reuniões nacionais dos nossos núcleos de Estudos, entre as quais a 1ª reunião do Núcleo de Cuidados Paliativos e o 3º Congresso Nacional de Urgência. Pelo meio realizou-se mais uma edição da Escola de Verão que decorreu, como habitualmente, com um forte entusiasmo de todos os participantes, a reunião da direção da SPMI com os coordenadores dos núcleos e a reunião conjunta com o colégio de Medicina Interna e os diretores de serviço e orientadores de formação.

No plano da formação foram ou vão ser realizados oito cursos presenciais neste quadrimestre e em Janeiro vamos ter na plataforma o primeiro curso de e-learning.

Também no plano dos contactos com entidades externas a direção da SPMI realizou encontros com o bastonário da Ordem dos Médicos, Conselho de Administração da ACSS e com a direção da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, com a qual preparou um memorando de entendimento. A direção da SPMI e a do colégio de Medicina Interna continuam a alinhar estratégias, porque juntos somos mais fortes.

Culminado um processo de renovação da imagem da SPMI, que começou no site e novo logotipo da SPMI, foi finalizado o processo de normalização e modernização dos logotipos de todos os núcleos de estudo com um resultado muito satisfatório, que poderão ver se visitarem o nosso site. Também o regulamento dos núcleos foi mudado, para dar resposta a esta boa crise de crescimento.

Entretanto prossegue o processo de construção da nossa base de dados única, o retrato da Medicina Interna em Portugal, a melhoria progressiva da qualidade da nossa revista Medicina Interna.

Creio que tudo estamos a fazer para engrandecer o prestígio da Medicina Interna, para defender a Medicina Interna enquanto especialidade nuclear para os desafios de futuro dos cuidados de saúde e para criar novas áreas de mercado de trabalho para os nossos mil internos em formação específica.  No entanto, este é um desígnio de todos, de cada internista, de cada serviço, em cada hospital, em cada cidade, em cada região. Só remando todos para o mesmo lado chegaremos a algum sítio, para benefício da nossa especialidade mas principalmente dos doentes que tratamos.

Luís Campos

Presidente da SPMI
presidente@spmi.pt